Inovação
Natural
O Grupo Valco
História e Paixão, são as directrizes transmitidas de colaborador para colaborador e de geração em geração.
Tal como na Natureza o Grupo-Valco evolui de forma orgânica desde a raiz, alimentada pela seiva que é o Know-How,
segura e estável pelo seu tronco de recursos humanos, até aos ramos que nos fazem crescer os nossos clientes.
Tudo para que no fim seja possível oferecer soluções funcionais e decorativas que conciliam paixão e respeito pela Natureza.
Natural In´novation – Inovação Natural
A NOSSA HISTÓRIA
Desde 1958…
1958
Inauguração
Surge a 29 de Março de 1958, num modesto pavilhão em madeira com 80m2 levantado pelos próprios sócios a Carpintaria Vale Covo. Adotando o nome do lugar onde se instalara é oficialmente registado a 2 de Maio de 1958, com 3 sócios, sendo Gabriel Oliveira o precursor.
1958
1ºs Equipamentos garlopa
A meados de 1958 já tinha 1 plainador, 1 tupiador, 2 carpinteiros, 2 meios-carpinteiros e 5 aprendizes, consequência da aquisição dos 1ºs equipamentos garlopa, tupia, serra mesa e serra disco.
1958
Crescimento
Com crescimento das obras em Lisboa, paulatinamente, o número de colaboradores foi crescendo. Para aviso de entradas e saídas, foi instalada uma sirene rambor, cujo som se tornou característico na Caranguejeira, marcando ainda hoje socialmente a atividade da vila.
1969
+50 trabalhadores
No final da década de 60, deu-se a saída do sócio Manuel Rodrigues. A empresa dava emprego a mais de 50 trabalhadores e as instalações tinham 200m2.
1972
Inicio das Exportações
O início das exportações para Franca e Alemanha, justificou a contratação de um tradutor, a compra de um camião para viagens de longo curso e a aquisição de um equipamento de apoio comercial em Lisboa. O contacto com exterior e a presença em feiras internacionais, reforçavam a necessidade de novos equipamentos de forma a conseguir acompanhar as tendências modernistas de mercado. Aquisição de equipamento prensa para produção de portas planas, permitia agora produção diária de 50un.
1972
Anos 70
Os anos 70 acentuaram um rápido crescimento, adquiriu-se o 1º equipamento de secagem de madeira, equipamento para revestimentos de madeira e introduziu-se a contabilidade automatizada, assim como a contratação de mais 10 colaboradores
1974
25 de Abril
A instabilidade política resultante do 25 de Abril de 1974, refletiu-se gravemente na construção civil com obras suspensas e canceladas. Revelou-se uma vez mais a forte preocupação altruísta em detrimento da economicista que manteve todos os postos de trabalho sem nunca atrasar salários. Dada a escassez de encomendas, orientou-se a produção para fabrico de tinas, pipas, carros de bois, carroças, grades, pás de forno, enfim tudo o que pudesses ter procura na agricultura.
1979
Estabilização Socio-Económica
A justificar os sacrifícios efetuados, existiu uma estabilização socio-económica que permitiu a retoma do setor da construção civil e conclusão de grandes obras, entre outros, o Colégio Mexia em Montemor-o-Novo, Bairro dos militares alemães na base aérea de Beja, bairro da celbi na figueira da foz, edifício RTP na av. 5 de outubro ou Instituto Superior Técnico. O numero de colaboradores eleva-se para 100.
1980
O maior investimento
A credibilidade alcançada e a boa organização interna contribuíram sobremaneira para o dinamismo com que a empresa entra na década de 80. Rui Oliveira, entra na equipa comercial e na prospeção de novos mercados, intensificando as exportações para França, Espanha, Alemanha, ou mesmo Japão, numa década em que foi feito o maior investimento de sempre.
1981
Crescimento
Para ampliar a capacidade produtiva, foram construídos novos pavilhões e unidades produtivas, instalação de moderna serração de pinho e madeiras exóticas, novos equipamentos de corte, secagem e junção de folha, tanques cozedura de toros, báscula, capacidade logística. Deu-se inicio à contabilidade informatizada, substituindo o telex pelo fax.
1987
Folha de Madeira
Inicio do corte de folha de madeira.
1987
Emprimade
Acompanhado a dinâmica existente, Rui Oliveira acumula com as funções que já desempenhava, a administração da Emprimade.
1987
20% de Exportação
Os colaboradores na Valco ultrapassavam os 130 e as vendas anuais chegavam aos 1,7 milhões de contos dos quais 20% de exportação.
1990
Crise na gestão
Com o falecimento do sócio Henrique Rodrigues a 2 Abril de 1990 verificaram-se problemas de gestão regular e eficiente da sociedade pelos herdeiros, vivendo-se uma década de impasse administrativo, de intensas e trabalhosas argumentações jurídicas.
1991
Mérito EFTA
Reconhecimento de mérito pela EFTA.
1991
Nova Era
Contrariando todos os constrangimentos existentes, a Valco conseguiu centrar o seu core business no setor da produção de portas, roupeiros e placas. Foram introduzidos novos programas de gestão integrada, ligou-se a empresa a internet, instalou-se uma nova caldeira, arrancou-se com secção de acabamentos de produtos e deu-se inicio a produção de painel lamelado.
1991
Consolidação e internacionalização
Consolidou-se o controlo de todas as fases do processo produtivo, desde o abate, serração pinho, serração madeira exótica, produção de folha de madeira, folheamento de placas, produção de portas, carpintaria e acabamentos. Reforçou-se a internacionalização em encomendas para Marrocos, Egito, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
1991
PME Prestigio
Assim a empresas investiu-se num novo pavilhão fabril, 2 perfiladoras, 1 maquina de juntar folha e dois camiões. Foi reconhecida PME Prestigio 1994, 1997 e 1998, no entanto os estrangulamentos administrativos não permitiam que a organização acompanha-se o crescimento económico do pais.
2003
Constituição da Valco
Deu-se finalmente a constituição da Valco enquanto sociedade anónima pelo alienamento da sociedade.
2004
Reforço Logístico
Implementaram-se sistemas produtivos de mecanização de aros e portas, embalagem de portas, uma nova linha de verniz e sistema de qualidade ISO 9001. Reforçou-se a logística pela aquisição de veículos pesados.
2006
Ariporta®
Numa empresa que foi precursora na estandardização de produtos, continuam a desenvolver-se soluções que acompanham as novas tendências e necessidade, merecendo destaque produtos como “Ariporta“, marca registada pela Valco, que consiste num kit, que coloca no mercado produto completo porta, aro, guarnição já com acabamento final e respetivas ferragens, pronto a aplicar.
2006
Certificação
Certificação de produtos, de segmento técnico e especializado, estratégico na resposta à crescente procura e exigência do mercado.
2007
Nova linha de envernizamento por rolo
Aquisição de linha de envernizamento por rolo num investimento que representou em 2007 1,5 milhões de euros.
2007
Papel ativo com as associações locais
O fundador sempre teve a preocupação genuína com a comunidade, tendo sempre papel ativo nas mais diversas associações como o clube de futebol, filarmónica, lar e centro dia, junta freguesia.
2008
Comemoração dos 50 anos
A comemorar os 50 anos existiu uma reestruturação do edifício-sede e showroom, renovação da identidade, do sitio da internet, produção de catálogos, presença em feiras da especialidade. Implementação de sistema de qualidade e formação de higiene, saúde e segurança no trabalho.
2008
Maior PME nacional
As instalações da Valco são a expressão de uma empresa líder no seu setor enquanto maior PME nacional produtora de portas de madeira. A área fabril conta com 65,000m2 e implica atividade de 170 colaboradores, a faturação em 2007 chegou aos 16,5 milhões de euros.
2008
Comercialização de portas pantografadas
A emprimade afirma-se na comercialização de portas pantografadas, com faturação de 7.5 milhões de euros e 65 postos de trabalho.
2008
Reestruturação do grupo
A conjuntura económica obrigou a uma reestruturação do grupo, realocando-se produções que estavam duplicadas e realocando colaboradores.
2009
Valco Transportes
Criou-se a Valco Transportes para maior suporte logístico à atividade produtiva.
2012
Valco France
Cria-se sucursal e armazém em Franca, a Valco France.
2013
Valco em Luanda
Cria-se sucursal e armazém em Luanda, a Angolmade.
2014
Fundador Gabriel Oliveira
17 Abril 2014 Falecimento fundador Gabriel Oliveira.
2016
Reestruturação Logística e expedição
Novo investimento para reestruturação logística e expedição, reestruturação de layout da carpintaria e acabamentos.
2017
Linha de Roupeiros
Faz-se aquisição de linha de Roupeiros 4.0, com investimento num novo pavilhão, novo sistema aspiração, ar comprimido e novo silo. Também marcam o ano os grandes incêndios, que limitam a existência de matéria prima determinante para a normal atividade produtiva.
2018
60 anos
O Grupo Valco comemora os seus 60 anos.